Links de pagamento são ferramentas essenciais nos dias atuais, já que além de serem gratuitos, promovem a redução de contato humano. Contudo, como nada nesse mundo é perfeito, essa ferramenta é amplamente utilizada por golpistas em fraudes variadas, uma vez que não é exigido senha para efetivar uma transação.
Nesse artigo trarei dicas de prevenção de golpes para o vendedor, já que fraudes em links de pagamento podem partir tanto de quem vende (o dono do link), quanto de quem compra (o cliente). Nesse caso, o golpe mais comum ocorre quando uma transação é estornada pelo dono do cartão em contato direto com a administradora, sendo esse estorno conhecido como chargeback. O chargeback fraudulento pode ocorrer, de modo geral, em duas situações:
1: Após a compra, o próprio cliente contata a administradora de seu cartão e solicita o estorno com base em alguma alegação, normalmente falsa.
2: A compra é feita com cartão de terceiros (clonado, roubado, etc) e quando o dono percebe sua utilização indevida, também solicita o estorno.
Bem, agora que compreendemos a mecânica desse tipo de golpe, fica mais fácil pensar em estratégias para tornar o processo de venda mais seguro. Sendo assim, abaixo seguem dicas que podem te ajudar na prevenção de fraudes em links de pagamento:
1: Converse bastante com seu cliente: Conversar com seu cliente é extremamente importante, pois através do diálogo você poderá captar suas reais intenções. Além disso, essa é uma forma documental de que ele realmente o contatou e fez a compra do produto.
2: Na conversa, detalhe o produto/serviço: É extremamente importante fazer esse detalhamento através da conversa, pois dessa forma não haverá margem para que o golpista alegue qualquer tipo de problema em seu produto/serviço.
3: Caso tenha acesso, cheque as redes sociais do possível cliente: Golpistas normalmente não utilizam seu perfil verdadeiro para cometer golpes, e por esse motivo, esses perfis costumam ter pouco tempo de criação e/ou pouca interação social. Desse modo, verifique a data que o perfil (facebook, instagram, whatsapp, etc) foi criado, as fotos postadas, os comentários de amigos/familiares, entre outros.
4: Faça um contrato e peça-o que assine: O contrato é uma ferramenta bastante interessante, já que além de detalhar seu produto, você ainda precisará de acesso às informações do comprador como RG, Nome completo, endereço, assinatura, etc. Obviamente alguém com más intenções desconversaria quando esses dados fossem solicitados.
5: Peça comprovante de identidade e endereço: Além de te dar mais certeza quanto a identidade do comprador, caso tenha feito um contrato, servirá como confirmação das informações passadas e da assinatura. No caso do RG, para uma maior segurança, solicite foto segurando-o ao lado do rosto.
6: Documente todo o processo de envio do produto: Leve o produto na Transportadora fora da caixa e filme todo o processo de envio, do momento da embalagem à entrega, sem nenhum corte.
7: Se possível, emita nota fiscal: A emissão da Nota Fiscal é um indicativo fortíssimo de que o vendedor realmente comprometeu-se à entregar o produto em perfeitas condições ao comprador e em caso de golpe, esse documento pode ser bastante útil.
8: Se possível, envie seu produto com Aviso de Recebimento: Esse é um serviço adicional oferecido por transportadoras que te permite confirmar, junto ao remetente, a entrega do objeto ou carta por ele postado. Em caso de golpe, essa ferramenta auxilia na comprovação de entrega do produto.
Por fim, é importante deixar claro que os pontos citados auxiliam na redução da chance de golpe, porém não significa que você está 100% seguro. Por esse motivo, sempre busque mais informações sobre o possível comprador, pois a melhor forma de evitar um golpe, é a prevenção.